Alguns produtores de hortícolas, que desenvolvem suas actividades ao longo do rio Namicopo, arredores da cidade de Nampula, queixam-se de estar a ser vítimas das acções de grupos desconhecidos de meliantes, que têm estado a invadir os campos agrícolas para roubar a produção.
De acordo com Helton Fernando, um dos produtores que falou a nossa reportagem, os roubos acontecem na calada da noite, enquanto os donos das machambas estão nas suas casas a dormir, dai que não tem sido fácil apanhar os meliantes. Os produtos mais preferidos pelos ladrões, segundo Fernando, têm sido alface e couve.
“Eu tinha plantado minha couve e estava a preparar-me para a colheita. Mas, infelizmente, tiraram-me toda produção”, lamentou
Fernando.
Júlia Amade contou que havia negociado com um dos produtores, dois canteiro de alface que, segundo os cálculos, o produto
estaria pronto ontem para colheita. Contudo, os ladrões anteciparam-se e recolheram toda alface dos canteiros. “Eu paguei ontem esses canteiros na esperança de colher hoje, mas quando chego aqui não encontrei quase nada, roubaram-me um canteiro e meio”-disse Amade.
Segundo chefe do quarteirão 7, Unidade Comunal de Namicopo 2, Augusto Carlos, trata-se de um problema que se arrasta faz muito tempo. Como forma de minimizar o problema, teria persuadido aos produtores a constituírem grupos de patrulha, iniciativa que brevemente será operacionalizada.