Nampula estuda causas do incumprimento das medidas de prevenção da COVID-19

Nampula estuda causas do incumprimento das medidas de prevenção da COVID-19

A província de Nampula acolhe, no próximo mês de Março, um estudo para apurar as causas da inobservância, quase generalizada, das medidas de prevenção contra a pandemia da Covid-19, por parte da população.

De acordo com o Secretário de Estado da província, Mety Gondola, espera que a partir dos resultados e respectivas recomendações possa se melhorar a reacção e monitoria com relação a pandemia.

A pesquisa irá decorrer de 01 a 10 de Março próximo, e terá como amostragem seis profissionais da saúde e dez agregados familiares, através dos quais vai-se colher dados sobre o nível de cumprimento ou não das medidas de prevenção da pandemia.

Para o efeito, termina hoje, na cidade de Nampula, o seminário de capacitação de 12 inquiridores, que irão trabalhar nos distritos de Nampula e Nacala-Porto.

A escolha do distrito de Nampula, em particular a cidade capital, e a portuária de Nacala, foi pelo facto de constarem da lista das regiões da província mais afectadas pela doença e possuir características urbanas, periurbana e rurais, facto que irá facilitar na comparação dos resultados.

Mety Gôndola é da opinião de que se assiste em quase todos os pontos da província, um desleixo generalizado no cumprimento das medidas de prevenção contra a Covid-19, com destaque para a falta de uso de máscara de protecção facial, distanciamento físico e continua a realização de convívios sociais.

Importa referir que até ao dia 24 deste mês, a província tinha um registo cumulativo de 1.933 casos positivos da Covid-19, 1.563 pessoas recuperadas, 6 doentes internados e 13 óbitos.