A casa provincial de cultura, em Nampula, está a sensibilizar os fazedores das artes, a inscreverem-se no sistema de previdência social, aderindo ao Sistema de Segurança social.
Segundo o director da instituição, Francisco Zacarias, até ao mês passado, tinham sido inscritos no Sistema de Segurança Social, perto de 25 fazedores de arte e cultura, número que ainda está muito aquém do desejado, tendo em conta que há muitos artistas na região.
Para Zacarias, os artistas precisam de estar cientes de que ao se inscrever no sistema de previdência social estão a garantir os seus benefícios e da sua família, para em casos de invalidez ou morte.
Explicou que, actualmente, a província tem estado a registar casos reais e tristes de famílias de artistas que vivem na miséria absoluta, devido ao facto de os perecidos não terem sido inscritos no Sistema de Segurança Social.
De referir que, o Ministério da Cultura e Turismo já defendeu a necessidade de os artistas aderirem ao Sistema de Segurança Social para a garantia do seu futuro e da sua família.