O Instituto Industrial e Comercial de Nampula (IICN) vai beneficiar de um financiamento de 4,5 milhões de dólares, alocados pelo Banco Mundial, para capacitação institucional, reabilitação física das instalações, bem como a aquisição manutenção e reparação dos respectivos equipamentos mecânicos e laboratoriais.
Este montante está inserido no projecto de transformação de alguns Institutos Técnicos Profissionais, selecionados em algumas províncias do nosso país, em centros de referência, bem como a rentabilização dos mesmos.
O Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Agostinho Langa, que facultou a informação esta quarta-feira, na cidade de Nampula, em conferência de imprensa, disse que o investimento vai permitir a formação qualitativa dos alunos para responder as exigências do mercado de emprego.
Para Langa, o não saber fazer, faz com que haja dificuldade dos jovens acederem aos estágios pré-profissionais nas empresas.
“Os alunos devem ter a parte prática, não só na escola, como também no local de trabalho, de modo que quando eles saírem daqui já tenham se familiarizado com os locais de produção” sublinhou Langa.