Crianças continuam a ver sua infância roubada

Crianças continuam a ver sua infância roubada

Junho é o mês da Criança, onde ela comemora duas efemérides. A primeira comemoração aconteceu na passada terça-feira, 01 de Junho, Dia Internacional da Criança, e a segunda comemoração vai acontecer no próximo dia 16 de Junho, Dia da Criança Africana. O propósito dessas comemorações é demostrar e reconhecer-se que as crianças independentemente da raça, cor, religião e etnia, elas têm direitos que merecem ser respeitados.

Entretanto, vários direitos da criança são violados. Hoje, trazemos exemplos claros de crianças que estão a ter, infelizmente, uma infância roubada, porque os pais ou encarregados de educação mergulharam elas na prática de comércio informal, roubando-lhes o direito à educação e a crescer num clima de paz e Fraternidade.

 O nosso fotojornalista, Areno Fugão, saiu a rua e registou momentos que mostram crianças bem dedicadas ao comércio informal, vendendo bolos, amendoim, cana-de-açúcar, entre outros produtos. Esta realidade é muito triste, porque remete a criança a não aproveitar a sua infância. Igualmente, é um fenómeno que significa uma exploração da criança,  por via do trabalho infantil, pelos próprios pais e encarregados de educação.