Nampula com défice de 500 professores de nível primário

Nampula com défice de 500 professores de nível primário

Para minimizar o défice de professores, que neste momento se regista em diversas escolas primárias do distrito de Nampula, o sector de Educação, Juventude e Tecnologia ao nível desta região, precisa contratar mais de 500 docentes.

A directora daquele sector, Elvira Tacarindua, explicou que, face a situação, as autoridades administrativas do distrito têm estado a trabalhar com vista a contratar mais professores. 

Tacarindua, que falava na cerimónia de apresentação pública de um total de 45 novos professores daquele nível, contratados pelo seu sector, explicou que o défice de professores primários resulta de falecimentos de alguns e a passagem à reforma de outros.

 “Acredito que, desta vez vamos ter mais contratações de professores, pois os 40 fazem parte de um grupo de 60 que deverão ser contratados nos próximos tempos. Assim, pouco a pouco e em função das nossas capacidades financeiras, vamos minimizando, paulatinamente, o défice de professores no nosso distrito”, observou Tacrindua.

Por seu lado, o administrador do distrito de Nampula, Rafael Tarcísio, disse estar encorajado quanto à solução do problema da falta de professores na sua área de jurisdição, com a contratação daquele número de novos professores primário.

 Porém, o dirigente apelou aos novos professores a serem um exemplo na província de Nampula, no combate à corrupção durante o exercício da sua actividade profissional.

 Presentemente, o distrito de Nampula, cujo território abarca a capital provincial, conta com mais de 5600 professores que ensinam acima de 305 mil alunos.