Papas enriquecidas reduzem índices de desnutrição crónica

Papas enriquecidas reduzem índices de desnutrição crónica

Os membros dos comités de saúde ao nível das comunidades do distrito de Nacarôa, em Nampula, estão a realizar demonstrações de papas enriquecidas que ajudam a combater a desnutrição crónica, uma realidade que afecta grande parte de crianças menores de cinco anos de idade.

O envolvimento dos comités de saúde para a demonstração de práticas alimentares explica-se com o facto de que as mensagens são bem acatadas quando são transmitidas por actores locais e com determinada reputação.

Na verdade, há uma preocupação por parte do Governo e dos parceiros de cooperação sobre o saneamento do meio e a componente de desnutrição crónica, sendo na sequência disso que está em curso a produção de papas enriquecidas para ajudar as comunidades rurais.

A técnica de saúde do distrito de Nacarôa, Josefa Amaral, disse sem revelar dados estatísticos, que a região lidera a lista de zonas com altos índices de desnutrição crónica, sendo que há casos até de internamentos.

“Quando trabalhamos nas comunidades fazemos a medição das crianças e a observação do estado nutricional dos petizes e é a partir desses exercícios que detectamos casos de desnutrição”, disse.

Para minimizar o problema, os membros dos comités de saúde estão empenhados na realização de demonstrações sobre as práticas alimentares, através de papas enriquecidas, contendo a farinha de milho, moringa, amendoim torrado e ovos, uma combinação de produtos alimentares acessíveis localmente.

Para além de acessível, a receita é fácil de preparar e rica em hidrocarbonetos e proteínas, não existindo razões para que as famílias locais não implementem o mesmo modelo de papas para salvar a situação dos seus filhos.

“Fazendo essa combinação é possível minimizar a desnutrição. Estamos a ensinar as mães com crianças menores de cinco anos de idade a fazer a réplica ao nível das suas casas e oferecer aos seus filhos”, reiterou.

Aquela responsável acredita que se as famílias seguirem essas práticas alimentares vão conseguir salvar a vida de milhares de petizes.

Esta informação foi tornada pública pela nossa fonte durante a exposição de produtos agrícolas na sequência da visita de trabalho do Secretário de Estado na província de Nampula a Nacarôa que ficou satisfeito com os esforços locais que visam reduzir os índices da desnutrição crónica.

“O Governo do distrito de Nacarôa e os parceiros de cooperação estão a demonstrar que há um compromisso de lutar contra a desnutrição crónica”, anotou.