O ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, explicou semana passada, em Nacala-Porto, província de Nampula, que o problema de insuficiência de contentores para acondicionar mercadoria diversa, destinada as operações de exportação e importação, é mundial.
Falando aos jornalistas, Mesquita considera o problema estranho e esclareceu que se trata de um problema cuja solução ultrapassa as capacidades do governo.
“É uma situação estranha, pois surgiu de um momento para o outro e foi já despoletado há, sensivelmente, um mês”-frisou Mesquita.
Na sua opinião, as companhias de navegação, entidades responsáveis pela gestão do referido equipamento no país, deviam vir ao público explicar a cerca do que está a acontecer.
Importa referir que ao nível de Nacala-Porto, os agentes económicos chegaram a conclusão que a solução do problema passa por fretarem navios que podem transportar carga a granel.
Durante o tempo em que esteve de visita à Nampula, Mesquita trabalhou nos distritos de Nampula, Nacala-à-velha, Nacala- Porto e Mossuril.