O governador do Banco de Moçambique (BM), Rogério Zandamela, reconheceu ontem, quarta-feira, na cidade de Nampula, que o desempenho da economia nacional, durante o ano prestes a terminar não foi dos melhores.
Falando durante a cerimónia do 46º Conselho Consultivo do Banco de Moçambique, Zandamela disse que estiveram na origem desse fraco desempenho a rápida propagação da Covid-19, forte pressão cambial, intensificação dos ataques terroristas em Cabo Delgado, a ocorrência de calamidades naturais e a conjuntura internacional.
Face ao efeito combinado destes factores, foi feita a revisão em alta das perspectivas de inflação, o que exigiu a tomada de medidas correctivas, que garantissem à estabilidade macroeconómica e do sistema financeiro do país. Todavia, após um ciclo de redução de taxas de referência em 2020, decidiu-se rever em alta a taxa de juro de política monetária, taxa MIMO, de 10,25 para 13,25 por cento, em Janeiro passado.
Por outro lado, segundo Rogério Zandamela, a inflação anual situou-se em 6 por cento em Setembro do ano em curso, dentro da banda de um dígito, e o metical apreciou-se em relação ao dólar americano em 15 por cento, de Janeiro até à data.
Conforme o governador do Banco de Moçambique, face à reabertura gradual da economia, impulsionada pelo relaxamento progressivo das medidas restritivas da Covid-19, regista-se procura global a partir deste semestre. Outrossim, o aumento das reservas internacionais contou com a alocação dos direitos especiais de saque do FMI, no montante equivalente a 308 milhões de dólares.
Garantiu que o BM continua a tomar medidas, visando assegurar a estabilidade e integridade do sistema financeiro nacional, através da expansão da cobertura dos serviços financeiros, melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas instituições financeiras ao público, entre outras.
O 46º Conselho Consultivo do Banco de Moçambique, durante três dias, vai debater assuntos internos e promover uma sessão pública sobre desafios, oportunidades na comercialização e processamento da castanha de caju em Nampula.
