Nampula introduz diagnóstico rápido de doenças oculares

Nampula introduz diagnóstico rápido de doenças oculares

Foi lançado ontem, na cidade de Nampula, o dispositivo electrónico para diagnóstico rápido de doenças oculares, através de uma câmara de lente inteligente, para captação de imagens para o diagnóstico e posterior detecção da enfermidade.

O dispositivo portátil foi desenvolvido pelas Universidades de Keio e Ehime, ambas do Japão, com a colaboração da Universidade Lúrio.

Acredita-se que o aparelho vai ajudar os clínicos a realizarem diagnósticos e rastreio de doenças oculares em zonas recônditas, onde não haja electricidade.

A Directora do Curso de Optométria, na Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio, em Nampula, Isaura Brito dos Santos, que deu a informação, durante o simpósio de divulgação do dispositivo, explicou que numa primeira fase, serão diagnosticadas cerca de 1000 pessoas, residentes na comunidade dos bairros localizados no posto administrativo de Natikiri, arredores da   cidade de Nampula, através do programa “um estudante uma família”.

Por sua vez, o Embaixador extraordinário e plenipotenciário da República do Japão em Moçambique, Kimura Hajime, saudou, em videoconferência, a cooperação entre as três academias, que originou a implementação da iniciativa. “Este programa vai ajudar muito a sociedade moçambicana” sublinhou Hajime.