O açúcar orgânico produzido pela empresa “EcoEnergia”, no posto administrativo de Ocua, distrito de Chiúre, em Cabo Delgado, já está a ser exportado para os mercados europeus, devido ao reconhecido potencial nutritivo e natural, pós que a cana-de-açúcar, principal matéria-prima, é cultivado sem produtos químicos.
Para operacionalização do projecto de produção de açucar orgânico, os proponentes da iniciativa beneficiaram do Fundo Catalítico de Inovação e Demonstração (FCID). Este fundo foi usado na importação de diversas variedades da matéria prima, equipamento diverso, segundo deu a conhecer o gestor da “EcoEnergia”, Norman Neave.
Foram adquiridas e semeadas cinco variedades de cana-sacarina, numa área de 34 hectares, cujas plantas foram posteriormente fornecidas à Cooperativa de Produção de Cana (CoopCana), que congrega mais de 100 produtores do sector familiar, cuja produção é posteriormente absorvida pela “EcoEnergia”, para produção do açúcar orgânico, segundo explicou o presidente da Assembleia-Geral daquela agremiação, Salimo Manuel.
Os associados, segundo Manuel, beneficiaram-se de transmissão de tecnologia, para produção e gestão pós-colheita da cana-sacarina, apoio em insumos agrícolas, para além de mercado garantido para sua produção.