Está restabelecida, desde última terça-feira, a circulação rodoviária entre a sede do distrito de Liúpo e a cidade de Nampula, interrompida em finais de Janeiro último, devido ao desabamento da ponte sobre o rio Murruro, em consequência das chuvas registadas aquando da passagem da depressão tropical “Ana”
A transitabilidade é garantida por uma ponte metálica colocada no local, de 15 metros de extensão e com capacidade máxima de suportar 40 toneladas.
O Secretário de Estado da Provincia de Nampula, Mety Gondola, que se deslocou à Murroro, situada a oito quilómetros da vila-sede de Liúpo, explicou que, com a colocação daquela ponte, estão garantidas as condições de transitabilidade de pessoas e bens, e tal facto aconteceu, mercê das estratégias desenhadas entre vários sectores governamentais.
Entretanto, o governante pediu aos automobilistas para respeitarem e cumprirem os limites de tonelagem das viaturas que circulam nas estradas, com vista a garantir a resistência das pontes.
Para Gondola, alguns troços de estrada da provincia de Nampula, infelizmente, vão sofrer cortes com a destruição das pontes, porque os automobilistas de carga não respeitam a tonelagem máxima recomendada pelas autoridades competentes.
“O que verificamos, é que os transportadores usam um nivel de tonelagem acima daquilo que é definida para cada uma das pontes nas estradas da nossa província” – disse.
Contudo, o governo da provincia de Nampula garante estar a trabalhar para encontrar financiamento para construir uma ponte de betão armado sobre o rio Murruro, nos próximos tempos.