Furos de Namiteka, em Nampula, fornecem água salubre

Furos de Namiteka, em Nampula, fornecem água salubre

Os moradores dos bairros de Muahivire, Muhala e uma parte da zona Militar, arredores da cidade de Nampula, que há semanas queixavam-se do problema de falta de água para consumo e uso quotidiano, isso antes da operacionalização de 10 furos subterrâneos de Namiteka para mitigar a crise, disseram ao governador da província, Manuel Rodrigues, que a água distribuída é salubre.

 “Senhor governador, essa água não é boa para o consumo, ela é salubre. Nós já não bebemos, apenas usamos para lavar loiças, roupa e tomar banho. Para beber, recorremos aos poços tradicionais” -disse ao governante, uma das moradoras de nome Ana Jumito.

Assane Carlos, outro morador, congratulou o Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG), por ter aberto os furos para minimizar o problema de falta de água, porém, secundou que a água fornecida não é boa.

“Penso que se for feito algum trabalho adicional, de tratamento desta água, ela poder vir a servir para o consumo” – referiu Carlos.

Sobre o assunto, Manuel Rodrigues reconheceu tratar-se de uma preocupação que deve ser ultrapassada.

“Pensávamos que com a entrada em funcionamento dos furos, tivéssemos resolvido o crónico problema que a cidade enfrentava, mas agora estamos confrontados com a qualidade da água, que é salubre e considerada imprópria para o consumo, por isso temos que encontrar alguma forma de resolver este problema” – disse Rodrigues..