Depois de concluir a instalação de escolas secundárias nos postos administrativos, o governo de Nampula compromete-se a expandir o ensino secundário para todas as localidades dos postos administrativos.
A promessa foi feita ontem, na cidade de Nampula, pelo governador de Nampula, Manuel Rodrigues, que explicou dizendo que a iniciativa surge no âmbito da materialização do Programa Quinquenal do Governo (PQG), referente ao presente, presente ciclo de governação.
Rodrigues assegurou que, a aposta do seu executivo é de expandir o ensino secundário para as localidades, onde muitos alunos que concluem ensino primário continuam a enfrentar dificuldades em prosseguir com os seus estudos no nível secundário.
No entanto, o governante disse que não foi fácil concretizar a expansão do ensino para os postos administrativos, cujo processo vinha decorrendo desde há um bom tempo, daí que enalteceu os esforços empreendidos pelo governo e parceiros.
Manuel Rodrigues referiu o facto de ainda nos postos administrativos estar a decorrer a construção de outras infra-estruturas importantes para a satisfação da população residente, desta feita da área da saúde, que na primeira fase do processo, já foram concretizadas oito unidades sanitárias.
Todavia, o bom é que algumas dessas unidades já contam com pelo menos um médico, o que contribui de forma decisiva, para a melhoria substancial na prestação de serviços sanitários para a população.
“Continuaremos a trabalhar de forma planificada, integrada e intersectorial, com vista a concretização das acções de impacto directo e significativo na vida da população, e que concorrem para o alcance dos objectivos constantes do nosso plano, como este de expansão do ensino secundário para todos os postos administrativos”, sublinhou.