Sector de saúde esclarece rumores sobre varíola de macacos

Sector de saúde esclarece rumores sobre varíola de macacos

Três dias depois de uma agitação sobre suposta existência de caso de varíola de macacos, em Nampula, o Serviço Provincial de Saúde convocou para manhã de hoje uma conferência de imprensa, para esclarecer os rumores que vitralizaram nas redes sociais, dando conta do suposto diagnóstico do primeiro caso da doença no Hospital Militar de Nampula.

O que se sabe, até ao momento, é que um cidadão, que reside no bairro de Napipine, procurou cuidados médicos no Hospital Militar de Nampula, depois de verificar borbulhas no seu corpo. Segundo soube a nossa reportagem de fontes seguras, uma vez que em alguns países do mundo têm casos confirmados de varíola de macacos, o cidadão foi submetido a análises laboratoriais e foi concluído que se tratava de varicela.

Entretanto, as redes sociais ficaram inundadas de mensagens de advertência sobre a necessidade de observar as medidas de prevenção, sobretudo, evitar os contactos com outros indivíduos, porque supostamente a doença de varíola teria eclodido na província de Nampula.

Para travar as especulações, antes das autoridades sanitárias, o Secretário de Estado na província de Nampula, Mety Gondola, veio ao público para esclarecer que não há casos de varíola de macacos, e nenhuma pessoa teria disso diagnosticada com essa doença. Por isso, pediu a calma e serenidade.

 “Em todas as situações, o Estado tem estado a partilhar a informação para o conhecimento da população. Se chegar a informação de algum caso perigoso iremos partilhar. Fizemos assim em relação aos casos da pandemia da Covid-19”, disse.

Precisou que, a mesma responsabilidade de informar vai acontecer em relação aos casos de malária, diarreias agudas e cólera. Porque é importante partilhar as informações com as comunidades, para permitir a colaboração nas actividades de prevenção.