Dadores de sangue abandonam associação

Dadores de sangue abandonam associação

Estima-se em pouco mais de 120, o número de membros da Associação dos Voluntários de Doação de Sangue (AVODASA), que deixaram a agremiação e, consequentemente, de dar o seu contributo para salvar vidas, devido ao alegado mau atendimento, por parte dos funcionários de saúde, quando eles mesmo procuram pelos cuidados médicos e acesso aos medicamentos de forma gratuita.

De acordo com o presidente da AVODASA, Zacarias Juriasse, a agremiação contava, num passado recente, com pouco mais de 200 dadores, mas neste momento apenas ficaram 80 que dão o seu contributo.

Jurriase, que falava ontem na cidade de Nampula, durante a celebração do dia nacional do dador de sangue, disse que apesar da redução do número de dadores de sangue, o Banco de sangue do Hospital Central de Nampula (HCN) não tem registado roptura de “stocks” de unidades daquele líquido vital.

A responsável dos serviços de urgência e porta-voz do HCN, Dalva Khossa, disse que ainda não tinha recebido uma reclamação oficial, quanto aos alegados maus tratos aos dadores de sangue.

“Gostariamos de pedir aos dadores para que nos apresentem formalmente esta inquietação para podermos tomar medidas. Estamos abertos para lhes ouvir, aliás eles são os nossos parceiros estratégicos”, disse Khossa.