As operações de manuseio de contentores estão cada vez mais dinamizadas no Porto de Nacala, uma das imponentes infra-estruturas económicas do país, localizada na província de Nampula, mercê da aquisição de novos equipamentos modernos.
Segundo soube a nossa reportagem, através do director do Porto de Nacala, Neimo Induna, os novos equipamentos para o manuseio de carga contentorizada, em fase de ensaio, foram adquiridos no âmbito do projecto de reabilitação e modernização daquela infra-estrutura portuária, já na fase final, e está sendo um ganho para a empresa.
“Estamos a migrar a forma de manusear a carga contentorizada. Anteriormente, esta actividade era feita com recurso a gruas dos próprios navios, mas, actualmente, a realidade é outra, pois estamos a fazer esta actividade sem recorrer a gruas. Isso é satisfatório para as nossas operações” – explicou Induna.
A fonte esclareceu, ainda, que, essa nova forma de operação, sem dúvidas, está a melhorar a dinâmica das operações, pois regista-se uma redução significativa de tempo nas operações em navios, na espera dentro do recinto portuário e no corredor de acesso.
“Isso, sem dúvidas, está a trazer uma nova dinâmica nas nossas operações, o que, consequentemente, melhora a nossa produção e produtividade” – frisou.
Refira-se que, com os novos equipamentos a manuseio de contentores passou de doze contentores por hora, para cerca de 50 contentores por hora.