Aumentam casos de abandono de bebés em Nampula

Aumentam casos de abandono de bebés em Nampula

A onda de abandono de bebés recém-nascidos, na cidade de Nampula, está a tomar contornos alarmantes a cada dia que passa, facto que está a criar algum desconforto por parte dos munícipes e preocupa os profissionais de saúde afectos ao serviço de neonatologia do Hospital Central (HCN), que dão de tudo para salvar as crianças depois de abandonadas.

Esta atitude é perpetrada pelas mães, maioritariamente, jovens, que preferem suportar os nove meses de gestação, para depois de trazer ao mundo o seu bebé e por razões não muito claras, optarem em abandoná-lo em locais alheios.

Segundo escreve o HCN na sua página oficial do facebook, o caso recente de abandono de bebé recém-nascido – com um dia de vida e peso de 3400 gramas – aconteceu no último Domingo, na unidade comunal Marien Ngwaby, no bairro de Namutequeliua algures da cidade de Nampula.

O que sucedeu é que a mãe da menor, ainda desconhecida, abandonou-o na latrina, e foi salvo pela população e depois encaminhado ao HCN para receber cuidados médicos.

“Uma senhora estranha fez-se a uma residência naquela zona, depois pediu para usar casa de banho, mas momentos depois da sua saída ouviu-se o choro de uma criança dentro da fossa” – lê-se na página do HCN.

Algumas observações médicas indicaram que o bebé do sexo feminino que foi atribuído o nome de Milagrosa foram extraídos nele vários vermes no ouvido e outros órgãos da criança. O olho esquerdo não escapou da fúria dos vermes, mas esforços são ininterruptos para devolver a saúde da criança.