Depois de um ano, desde o anúncio da pretensão de o governo subsidiar os transportadores, como forma de compensar os altos preços dos combustíveis e o custo de operação, a Associação dos Transportadores, em Nampula, acaba de anunciar a disponibilidade dos fundos para o efeito neste ponto do país.
O presidente da ASTRA, em Nampula, Luís Vasconcelos, explicou que para ter acesso ao dinheiro, os transportadores devem manifestar o seu interesse, apresentando as cópias de recibos de combustíveis, certidão de quitação, licença urbana, declaração do município, que confirma ser transportador e os dados bancários.
Esses requisitos devem ser depositados na delegação da ASTRA, e esta por sua vez irá canalizar à Direcção provincial dos Transportes e comunicações, para passos subsequentes.
Vasconcelos louvou ao governo em descentralizar o processo para as províncias, porque isso, no seu entender, vai facilitar o processo de interação entre as partes interessadas no processo, no caso os transportadores e o governo.
“Antigamente, para levarmos documentos daqui até Maputo era difícil, porque não se sabia como era tramitado e, muita das vezes, não tínhamos o conhecimento se os transportadores foram pagos ou não”, recordou Vasconcelos.
Lembre-se que, foi em meados do segundo semestre do ano passado, que o Governo moçambicano anunciou a existência de 3.2 biliões de meticais para subsidiar o transporte de passageiros e aliviar o impacto dos elevados preços de combustíveis no país.