Depois de dias, aparentemente turbulentos e com muita especulação a mistura, ante a recusa de Manuel Rodrigues actual governador de Nampula em concorrer para presidente da autarquia de Nampula, o partido Frelimo anunciou ontem o seu novo cabeça de lista, para as eleições de 11 de Outubro.
Trata-se de Luís Abdula empresário da praça e natural de Nampula, actualmente integrante da bancada da Frelimo, na assembleia municipal.
Nampula em particular, mas o país em geral ficou surpreso com a posição de Manuel Rodrigues, que aparentemente depois de ter aceite veio a recusar candidatar-se como cabeça de lista do partido Frelimo.
Obviamente que os jornalistas quiseram saber do membro da Comissão Política e chefe da brigada central do partido Frelimo, Celso Correia, sobre a fundamentação de Rodrigues, para a sua desistência, ao que respondeu ser uma matéria de fórum interno e no momento oportuno, aquela organização politica irá pronunciar-se.
“Aliás, ele próprio irá se pronunciar. Portanto, neste momento, o mais importante é que houve uma tomada de posição do partido Frelimo, através do órgão apropriado de nível central. Foi escolhido um camarada, largamente conhecido e respeitado na cidade de Nampula”, garantiu Celso ironizando que “os partos difíceis costumam dar filhos saudáveis e bonitos”.
Na sua opinião, trata-se de um jovem com uma capacidade fresca em implementar o manifesto da Frelimo e trazer exactamente aquilo que é o seu pensamento nos próximos cinco anos na transformação da cidade de Nampula.
Perante a insistência, quanto a escolha inicial de Manuel Rodrigues, a fonte respondeu que “na Frelimo não existem apostas individuais, mas sim um sentimento colectivo dos membros na escolha das suas opções”.
Acrescentou que, “portanto, estamos muito confortáveis na nossa escolha, pois trata-se de um processo interno e de democracia, sendo que, o bom é que se respeitou os prazos e a lei”.
Fontes do Wamphula Fax confidenciaram que Luis Giquira estava fora do país em missão de negócios e foi obrigado a interromper chegando a Nampula na madrugada desta segunda-feira, no voo comercial das LAM.
“Na Frelimo, as missões são para ser cumpridas e estou preparado para cumprir mais esta missão que o partido me delegou”, foram algumas das primeiras palavras de Girquira ontem.
Manuel Rodrigues esteve ausente de todo este cenário, porque, ao que apuramos, estava reunido com a Assembleia Provincial para aprovação do PES 2024.