Mais da metade das mulheres da província de Nampula, estimadas em aproximadamente dois milhões, são analfabetas de acordo com a revelação feita na última sexta-feira pela esposa do governador de Nampula, Ana Mimosa, por ocasião do lançamento da semana Internacional de Alfabetização, que decorre entre 01 e 08 de Setembro corrente, sob lema, “Promovendo alfabetização para um mundo em transição, criando base para as sociedades pacíficas e sustentáveis”.
Ana Mimosa referiu ainda que a província de Nampula é uma das que apresenta altas taxas de analfabetismo, na ordem de 52%, o que é, segundo a fonte, desafiante para as autoridades que têm de incrementar acções de advocacia, sensibilização e mobilização de parcerias multilaterais e bilaterais, para que todos, de forma activa e colectiva, participem na redução dessas taxas.
“Isso vai contribuir para a consolidação da paz, unidade nacional, redução da pobreza, promoção da democracia, reforço da cidadania e desenvolvimento sustentável das suas comunidades” – disse a fonte.
Mimosa defende, ainda, a necessidade de o governo colocar a alfabetização de jovens e adultos como prioridade, salvaguardando o principio de igualdade de género para o empoderamento das comunidades, sobretudo as mulheres.
Refira-se que, o governo moçambicano desenhou um plano de accão para aceleração de aprendizagem de jovens e adultos no país, de 39 para 26%, em 2024.
Importa referir que, o 01 de Setembro, Dia do Alfabetizador, começou a ser celebrada em 25 de Junho de 1975.