Partidos políticos desafiados a evitar violência nas eleições

Partidos políticos desafiados a evitar violência nas eleições

O Comandante Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, António Bachir, exige aos partidos políticos concorrentes nas VI eleições autárquicas agendadas para Outubro próximo, no sentido de não pautarem por actos que concorram para a violência física em todo o ciclo do processo.

Trata-se do período de realização de campanha eleitoral, processo que arranca no dia 26 do mês em curso, processo de votação nas mesas de voto, assim como na contagem e anúncio dos resultados do partido vencedor no escrutínio.

Segundo apurou o nosso jornal, o apelo antecipado surge devido ao registo de casos constantes de pancadarias entre membros e simpatizantes dos partidos políticos, sobretudo, durante a realização da campanha eleitoral e processo de votação.

António Bachir refutou a má actuacao da polícia durante os processos eleitorais, limitando-se apenas a dizer que os agentes de corporação agem dentro das margens da lei.

“Os nossos políticos reclamam sobre o excesso de zelo dos nossos agentes, mas nós queríamos primeiro apelar os próprios políticos, de que o processo eleitoral tem uma lei que orienta a própria autoridade” disse Bachir.