Um total de 175 monitores sociais acabam de ser contratados pela empresa Nacala Logistics, com objectivo de prevenir ocorrência de acidentes ferroviários ao longo da linha férrea Nampula/Moatize.
São pessoas seleccionadas pelas lideranças comunitárias dos locais onde vivem, que, junto dos técnicos da Nacala Logistics, colaboram na identificação e reporte de possíveis anomalias ao longo da linha férrea, por conta das intensas chuvas que tem estado a cair, que tempestivamente são comunicadas aos comboios, para tomada de medidas adequada, evitando possíveis acidentes.
Segundo o Gerente da Social Security, Celso Mutadiua, área responsável pela gestão dos monitores sociais, a contratação dos monitores sociais reforça a constante preocupação da Nacala Logistics, com relação a segurança das operações e da comunidade ao longo do corredor.
“Embora tenham sido contratados por um curto período de tempo, estamos convictos que a Nacala Logistics está a contribuir para empregabilidade de mão-obra local, pois trata-se de jovens que estavam desempregados, que agora passam a ter uma ocupação remunerada”, destacou Celso.
Os Monitores sociais, recém-contratados, foram capacitados em matéria ferroviária e segurança da comunidade. Durante dois meses, eles vão poder demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do Corredor de Nacala.
Para prevenir acidentes ferroviários, no mês de Fevereiro, a Nacala Logistics interrompeu a circulação dos comboios ao longo da ferrovia, para dar lugar a trabalhos de manutenção preventiva da infraestrutura. A acção, junta-se aos esforços da empresa, no âmbito de estratégias de prevenção de acidentes ferroviários, durante o período chuvoso e pós chuva.