Algumas escolas do distrito de Nampula estão a devolver certos professores em exercício naqueles estabelecimentos de ensino, para os serviços distrital de educação, ciência e tecnologia, sob alegação de falta de turma, absentismo e indisciplina.
Lideram a lista da devolução de professores, embora não tenham sido avançados dados quantitativos, as escolas primárias de Namutequeliua e Namiteka, localizadas nos arredores da cidade de Nampula.
Instado a comentar sobre o assunto, a directora provincial de educação, em Nampula, Mariamo Agostinho, explicou, sem confirmar, que se de facto há devolução é porque existem motivos.
Porém, sublinhou dizendo que só se dispensa um professor, quando a escola tem o número suficiente e carga horária devidamente preenchida.
“Normalmente, a devolução de um professor acontece quando o director da escola, dos serviços distrital, administrador distrital tem todas as turmas e carga horária preenchida de professores”, observou Agostinho.
Acrescentou que se de facto existem casos de absentismo, indisciplina e outros comportamentos desviantes, por parte de professores de algumas escolas dos distritos da província, ainda não foi notificado.