Atraso de Nyusi embaraça celebração de Eid Ul-Fitr

Atraso de Nyusi embaraça celebração de Eid Ul-Fitr

O atraso da chegada, cerca de uma hora de tempo, do Presidente da República, Filipe Nyusi, ao Campo Municipal de Angoche, em Nampula, embaraçou a celebração do Eid Ul-fitr, ao ponto de alguns crentes que aguardavam impacientes o seu momento de reza, chegassem a abandonar o local.

O calendário emitido pelo Conselho Islâmico de Moçambique, em posse da nossa reportagem, indicava que o Salat (reza) teria início às 07h30, no entanto, o Chefe de Estado chegou cerca das 08h20, facto que obrigou alguns muçulmanos a abandonarem o local, alegadamente, pela falta de consideração e respeito aos horários para a reza.

O mestre da cerimónia tentou, sem sucesso, acalmar os ânimos dos crentes que já estavam a deixar o local.

“Subhana ALLAH (Louvado seja Deus), o nosso profeta Maomé disse que aqueles que estiver na nossa frente é porque Deus os escolheu e temos que obedecer e respeitar”, foi o pedido do Mestre de Cerimónia, na medida em que os crentes abandonavam o local.

Entretanto, após a realização do sualat, Filipe Nyusi iniciou o seu discurso endereçando condolências às famílias enlutadas, em consequência do naufrágio que provocou a morte de perto de 100 pessoas na Ilha de Moçambique no último Domingo.

“Estamos a comemorar esta festa num ambiente de tristeza, dor e luto pela morte trágica de mais de 98 irmãos vítima de naufrágio no passado dia 7 de Abril. O governo está a fazer tudo para consolar e apoiar as famílias enlutadas”, disse o PR.