Os munícipes da cidade de Nampula mostram-se indignados e contestam o uso de areia vermelha para tapamento dos buracos existentes nas estradas da urbe, por alegadamente mostrar-se ineficiente, contribuir para falta de estética e levantar poeira que pode fazer mal a saúde.
Em conversa com o Wamphula fax, as nossas fontes recordam que a mesma “engenharia” já tinha sido usada pelo anterior presidente Paulo Vahanle e que os buracos ressurgiram dias depois por vezes mesmo sem a chuva cair.
Na cidade de Nampula, os trabalhos de tapamento de buracos com recurso ao saibro estão a decorrer ao longo de algumas ruas e avenidas, no entanto, consideradas em estado critico, devido ao estado avançado de degradação.
“Temos a consciência que o uso de areia vermelha para tapamento de buracos, poderá aliviar o problema, embora por pouco tempo, mas devo dizer que estávamos à espera de muito mais do que essa técnica”, disse Ancha Momade
De acordo com Momade, a areia vermelha devia ser usada em obras de emergência, isto em caso de interrupção na transitabilidade rodoviária num determinado ponto.
“Onde já se viu tapar buraco com areia vermelha? Será que não tem asfalto?”, questionou Momade.
André Casimiro, outro munícipe, para além de lamentar o tapamento de buraco com areia criticou a interrupção do trânsito enquanto decorrem as obras, facto que tem estado a provocar engarrafamento.
“Trabalhos deste tipo deviam ser feitos a partir das 17 horas em diante, quando o movimento de pessoas e viaturas é baixo e não a luz do dia como está a acontecer”, criticou Casimiro.
O trabalho de tapamento de buracos, ora em curso, ocorre em resposta a promessa neste sentido, feita pelo actual edil Luís Giquira aos munícipes da cidade de Nampula, com vista a melhoria da mobilidade urbana.
