Empresas fecham portas por falência em Nampula

Empresas fecham portas por falência em Nampula

Ao longo dos últimos anos, mais de 54 micro e pequenas empresas em Nampula, em diversos sectores de actividade, fecharam as suas portas por diversos factores, entre os quais, a falta de capital financeiro para continuar com as operações e falta de mercado para os seus produtos, facto que relegou muitas pessoas ao desemprego.

Paulo Vevelue, Chefe do Departamento de Indústrias na Direcção Provincial da Indústria e Comércio de Nampula, diz que o governo, pensando no bem-estar da população, está à procura de oportunidades de investimento para ajudar essas empresas a retomarem as suas operações.

Vevelue explicou que algumas instituições financeiras apoiadas pelo Estado oferecem linhas de crédito para o sector industrial, uma das oportunidades que pode ser aproveitada por estas empresas para voltarem a operar.

A fonte, igualmente, destacou o programa nacional “Industrializar Moçambique”, como uma alternativa para ajudar essas 54 indústrias a reabrirem as suas portas e operarem eficientemente, pois o referido programa foi concebido para impulsionar o desempenho industrial das micro e pequenas empresas, que muitas vezes enfrentam desafios para se manterem competitivas no mercado.

Na província de Nampula, existem cerca de 1485 unidades industriais, incluindo micro, pequenas e grandes empresas, a maioria concentrada na capital provincial, seguida por Nacala e Mogovolas.