Perto de três mil enfermeiros aguardam contratação

Perto de três mil enfermeiros aguardam contratação

Um total de 2700 enfermeiros formados por diversas instituições, entre públicas e privadas na província de Nampula, estão neste momento a espera de oportunidade de emprego, essencialmente no sector público, segundo deu a conhecer a delegação provincial da Ordem dos Enfermeiros de Moçambique.

“Temos muitos enfermeiros que já terminaram suas formações. São mais de 2700 que neste preciso momento ainda precisam de ser enquadrados no sistema”, disse o delegado da Ordem dos Enfermeiros, falando a margem do Dia Internacional destes profissionais, ontem assinalado.

O governador de Nampula, Manuel Rodrigues, reconheceu que a falta de contratação de novos enfermeiros constitui um desafio por ser ultrapassado pelo Conselho Executivo Provincial, aproveitando a ocasião para enaltecer o trabalho destes profissionais nas diversas unidades sanitárias da província.

“Eles têm demonstrado dedicação e espírito de sacrifício, no exercício das suas actividades profissionais. Vamos continuar a desenvolver acções que visam ultrapassar os desafios que a classe experimenta”, disse sem, no entanto, detalhar como será feito.

Aproveitou a ocasião para apelar aos profissionais de enfermagem a continuarem a exercer as suas funções, em observância ao juramento feito aquando da conclusão dos cursos de formação que é de salvar vidas.

A greve dos enfermeiros ao nível de Nampula tem sido pouco notória, pois a maioria dos profissionais não aderiram pese embora se manifestem solidários com as reivindicações em curso.