Porto de Angoche vai dinamizar a cadeia de valor do pescado

Porto de Angoche vai dinamizar a cadeia de valor do pescado

A cidade de Angoche, na província de Nampula, vai ter um Porto de Peixe, nos próximos tempos, cuja primeira pedra para a construção da infraestrutura que será um marco significativo que destaca a importância da pesca para a região será lançada em Julho próximo.

Trata-se de um projecto que foi desenhado com vista a fortalecer a infraestrutura pesqueira, promover o desenvolvimento local e criar condições para o desenvolvimento sustentável da pesca.

Esta notícia foi anunciada no último sábado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, durante a inauguração do mercado de peixe de Chocas-mar, no distrito de Mossuril. Durante o evento, Nyusi ressaltou que a implementação desta infraestrutura tem o objetivo de dinamizar a cadeia de valor do pescado, desde a captura, conservação, transporte até à comercialização dos recursos marinhos.

Na altura, reconheceu que o mercado de peixe ora inaugurado teve muitos atrasos, cuja a culpa foi do governo e não do empreiteiro. Nyusi enfatizou que aquele mercado de peixe é a primeira grande infraestrutura na mais recente vila municipal, incentivando o município a investir em infraestruturas socioeconómicas para o desenvolvimento local.

O Presidente destacou a importância do consumo de peixe na dieta alimentar dos moçambicanos, mencionando que os produtos pesqueiros têm contribuído para a melhoria do estado nutricional do país nos últimos anos, embora a produção ainda esteja aquém da demanda.

Nyusi sublinhou, igualmente, que a construção daquele estabelecimento comercial reflecte o compromisso das autoridades em criar condições para o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida. Ele apontou a riqueza pesqueira da província de Nampula, com os seus 460 quilómetros de costa, justificando os investimentos em infraestruturas económicas no sector de Mar, Águas Interiores e Pesca.

Além de Chocas-mar, Nyusi recordou que em 2020 foi inaugurado um mercado de peixe em Namige, distrito de Mogincual, e que actualmente está em construção outro estabelecimento comercial no distrito de Larde.

O Presidente também revelou que as obras de construção da estrada Nametil – Angoche vão facilitar o transporte de peixe de alta qualidade. Todo o investimento em mercados de peixe, portos, melhoria de estradas e aquisição de embarcações visa incentivar os pescadores a desenvolverem as suas actividades de forma comercial e reduzir as perdas durante a captura.