Projectos sociais beneficiam 15 mil famílias

Projectos sociais beneficiam 15 mil famílias

Nacala Logistics está a apoiar cerca de 15 mil famílias através de projectos sociais que estão a ser implementados ao longo do Corredor de Nacala, em áreas como a agricultura, criação de animais, pesca, abertura de furos de água potável e capacitação de mão-de-obra local, entre outras. Só no sector agrícola estão a ser ajudadas 11 mil famílias na produção de hortas caseiras, fomentando culturas como alface, tomate, cebola, enoura, pepino, couve e repolho.

Esta ajuda chegou às comunidades depois de, numa primeira fase, terem sido entregues sementes de qualidade e arroz, milho, soja, gergelim, amendoim e feijão nhemba. Já na campanha de 2019/2020, a empresa ajudou as comunidades onde opera doando perto de 94 mil quilos de sementes diversas.

O apoio é abrangente e consiste em fornecer insumos de qualidade, alocação de instrumentos agrícolas, assistência técnica, capacitação na área do agronegócio e ligação aos mercados.

Halima Hassene, residente na cidade de Nampula e uma das beneficiárias do projecto, mostra-se bastante satisfeita com o apoio que tem vindo a receber para garantir a segurança alimentar e nutricional da sua família.

“Tenho vindo a receber da Nacala Logistics sementes de qualidade e assistência técnica com regularidade. Nesta campanha agrícola estou a produzir o suficiente para o consumo familiar e, também, para abastecer os mercados locais. Com o dinheiro da venda dos produtos vou conseguir melhorar a minha casa, comprar material escolar e vestuário para os meus filhos”, explica.

Bernardo Cassiano residente no distrito de Mecuburi, é outro exemplo de sucesso, resultado do investimento social que a Nacala Logistics tem vindo a fazer na agricultura. Numa área de três hectares e dando trabalho a cinco pessoas, aquele produtor cultiva vários legumes, com destaque para repolho, tomate, cebola e pimenta.

Bernardo Cassiano garante que, desde 2018, altura em que começou a ser apoiado, a sua vida melhorou bastante. “Consegui construir uma casa melhor, o meu filho já tem a carta de condução e o outro está a fazer a 12ª classe, graças à produção agrícola. Agora, pretendo comprar uma viatura para facilitar o escoamento de produção para os mercados”, contou o agricultor durante uma visita de campo realizada, recentemente, por Ernesto Pacule, director Provincial da Agricultura de Nampula.

A visita, que teve lugar nos distritos de Rapale e Mecuburi, teve como objectivo verificar o impacto do investimento social da Nacala Logistics na vida das comunidades.

O governante deu nota positiva ao que viu no terreno e evidenciou a importância do que está a ser feito. “Estamos a fazer a monitoria do impacto do investimento social da Nacala Logistics na nossa província. Vimos que há muito envolvimento das famílias na produção, principalmente, nas culturas com maior valor económico nos mercados.

O Gerente de Relacionamento com as Comunidades da Nacala Logistics, Celso Mutadiua, assegurou que o investimento na agricultura enquadra-se na estratégia da mpresa em garantir a segurança alimentar e nutricional das comunidades que vivem ao longo da linha férrea.