O Instituto Nacional de Turismo (INATUR) está a desenvolver várias actividades no sentido de tornar o país num país turístico seguro, neste momento em que o mundo é assolado pela pandemia da covid-19.
O director Instituto Nacional de Turismo (INATUR), Jeremias Manussa , explicou que como ponto de partida, a instituição está a desenvolver uma iniciativa que visa incentivar os estabelecimentos turísticos, principalmente hotéis, a retoma das actividades num ambiente limpo e seguro. Trata-se da certificação dos hotéis que cumprem com as obrigações sanitárias definidas pelas autoridades sanitárias.
A nossa fonte falava na Ilha de Moçambique, em Nampula, por ocasião da atribuição do selo “Limpo & Seguro” ao hotel Omuhipiti, a primeira instância ao nível da região norte do país a ser certificada. É o reconhecimento em relação ao cumprimento do protocolo sanitário definido pelo Ministério da Saúde.
Jeremias Manussa explicou que com esta iniciativa se pretende evitar o surgimento de estabelecimentos turísticos que sejam focos de transmissão do novo coronavírus. Foi por isso que, após o relaxamento das medidas de prevenção pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nhusi, o INATUR realizou sessões de treinamentos para os gestores dos estabelecimentos de hotelaria e turismo, museus, agências de viagem e todas as unidades que lidam com o turismo no sentido de exercerem as boas práticas.
“Ensinamos sobre o que deve ser feito a partir do momento em que o turista chega no estabelecimento hoteleiro, desde a medição de temperatura, desinfecção de bagagens, o tratamento de quartos durante a entrada e saída de um hóspede e todas as componentes de segurança sanitária”, disse Manussa.
O representante do hotel Omuhipiti, Jazime Miriel Mandlate, disse que a atribuição do selo limpo e seguro representa o reconhecimento da dedicação e esforço da massa laboral, a direcção executiva do hotel e todos os trabalhadores.
Mandlate diz que o selo espelha o trabalho que visou garantir a limpeza e a segurança dos hóspedes que se fazem naquele estabelecimento hoteleiro, incluindo a desinfecção das bagagens dos visitantes.
Desde o inico da iniciativa, o INATUR certificou pelo menos 26 hotéis com o selo “Limpo & Seguro” num universo de 6.800 unidades que existem em todo o país.
