Informais assaltam espaço defronte do pavilhão

Informais assaltam espaço defronte do pavilhão

Os vendedores informais da cidade de Nampula acabam de invadir o espaço localizado defronte do pavilhão de desportos do clube ferroviário, pertencente a empresa Caminhos de Ferro de Moçambique, que de vez em quando tem sido cedido ao governo para acomodar comícios e algumas feiras económicas.

De 21 a 30 de Dezembro de 2020, o sector da indústria e comércio em Nampula em coordenação com o governo do distrito haviam promovido a feira de agro-negócios naquele local, com objectivo de evitar especulação de preços de produtos alimentares que se tem registado durante a época.

Foi na sequência deste evento que alguns vendedores informais acharam que o espaço tinha sido autorizado para acolher outros negócios, caso de venda de roupa, sapatos e outros produtos manufacturados, e acabaram fixando um mercado informal.

 “Ouvi com os meus colegas que fomos autorizados para vendermos roupa aqui…”, disse Issufo Júlio, vendedor.

Matias José, outro vendedor que aceitou falar a nossa reportagem, contou que estava naquele espaço, porque viu outros vendedores a exercem suas actividades.

Tiago Juma, disse que tinha conhecimento de que estava ilegalmente naquele local, mas que preferia esperar para ver qual será a decisão das autoridades competentes.

A directora distrital das actividades económicas do distrito de Nampula, Ligia Tsimba, disse-nos que já havia reportado o caso de invasão daquele local ao conselho municipal da cidade de Nampula.

Por sua vez, o director da comunicação e imagem no conselho autárquico da cidade de Nampula, Nelson Carvalho, prometeu pronunciar-se depois de contactar seus colegas do pelouro de mercados e feiras, sobre o assunto.