Mais de 180 profissionais de saúde com Covid-19 em Nampula

Mais de 180 profissionais de saúde com Covid-19 em Nampula

As autoridades sanitárias de Nampula acabam de anunciar que um total de 181 profissionais de saúde, afectos às várias unidades sanitárias da província, foram infectados pela COVID-19. Destes, mais de 40 continuam doentes e o restante já se recuperaram da doença.

O chefe do departamento de saúde pública na Direcção Provincial de Saúde de Nampula, Geraldinho Avalinho, adiantou que, maior número dos profissionais que estão infectados estão afectos ao Hospital Central de Nampula (HCN), maior unidade sanitária de referência da região norte do país. A fonte considerou a situação como sendo muito preocupante.

De acordo com Avalinho, a cada dia que passa, isso nas últimas semanas, pelo menos dois a três profissionais de saúde testam positivo para a Covid-19 em Nampula.

De um modo geral, desde que eclodiu a pandemia, Nampula registou 12 mortes. Segundo as autoridades da saúde as mulheres são mais afectadas em relação aos homens. Neste momento, os testes de despiste da COVID-19 são feitos no Hospital Central de Nampula, Hospital Geral de Marrere, Centro de Saúde 25 de Junho e Centro de Saúde anexo ao Hospital Psiquiátrico.

Estão instaladas na província um total de 50 camas para internamento de pessoas com COVID-19, contra uma necessidade de 185 camas.