A província de Nampula tem estado a registar, nos últimos dias, um aumento significativo do número de casos de cólera, situação que levou o sector de saúde a equacionar lançamento, nos próximos dias, de uma campanha de imunização contra a doença.
Presentemente, segundo deu a conhecer o chefe do departamento de saúde pública nos serviços provinciais de saúde, Geraldinho Avalinho, a província conta com mais de mil casos cumulativos da cólera, que já resultaram em três óbitos no distrito de Nampula.
Além da cidade de Nampula, a cólera está a fustigar, igualmente, o distrito de Meconta, concretamente o posto administrativo de Namialo, onde as autoridades governamentais estão a ter cuidados especiais, em termos da prevenção e combate à doença.
No caso específico da cidade de Nampula, o sector de saúde destaca o facto de a eclosão da cólera estar associada ao crónico problema de falta de saneamento do meio e a crise de água que a urbe enfrenta.
Geraldinho Avalinho assegurou que está em curso um trabalho que visa concretização da campanha.
Esta sera a segunda campanha de vacinação contra a cólera, sendo que a primeira aconteceu em 2016 e tinha abrangido pouco mais de 193 mil pessoas dos bairros de Mutauanha, Muatala, Napipine, Natikiri, Murrapaniua e Carrupeia, considerados focos de propagação da doença ao nível da capital provincial.
