Governo desmente supostas mortes por fome

Governo desmente supostas mortes por fome

Na última sexta-feira, o Secretário de Estado de Nampula, Mety Gondola, desmentiu a informação posta a circular por alguns órgãos de comunicação, segundo a qual, o distrito de Murrupula registou a morte de 78 pessoas vítimas de fome.

Entretanto, Gondola reconheceu a fraca produção na primeira época da campanha agrícola em curso, como resultado da queda irregular das chuvas, facto que acabou criando alguma insegurança alimentar em algumas famílias, mas até então não houve óbitos.

“Não é verdade que em Murrupula morreram 78 pessoas, devido à escassez de alimentos. Porém, há sim, e é preciso sermos francos neste assunto, famílias que tiveram alguma fraca produção agrária, por causa da queda irregular das chuvas. Mas, mesmo assim, o distrito nunca viveu uma situação gritante de falta de alimentos a ponto de morrerem pessoas”, justificou.

O governante reforçou que, nos contactos que manteve com a Administradora do distrito, chefes dos postos administrativos e localidades, pequenos agricultores, líderes comunitários, técnicos extensionistas, ficou a saber que Murrupula não tem problema de escassez de alimentos e vai atingir, ainda, na presente campanha, níveis de auto-suficiência alimentar e até ultrapassar os volumes de produção alcançados na campanha anterior.

Para a presente campanha agrária, o distrito de Murrupula espera produzir mais de 74 mil toneladas de produtos diversos, com destaque para a mandioca, milho, feijões e outros.