Nampula pode estar a registar casos de Dengue

Nampula pode estar a registar casos de Dengue

A cidade de Nampula está, possivelmente, a registar casos de Dengue, nos últimos tempos, uma doença viral que é transmitida por picada de mosquito, cujos sintomas incluem febre, dores no corpo, dores de cabeça e manchas avermelhadas.

Refira-se que, a cidade capital do norte do País tem sido o epicentro do surgimento de doenças raras, se recordarmos que foi nesta urbe onde apareceram os primeiros casos da febre tifoide, doença que já é comum na sociedade e que ameaça a Saúde Pública, pois o seu diagnóstico é frequente.

Entretanto, o mais preocupante é que essas doenças são apenas diagnosticadas nas clinicas privadas, onde os custos da consulta e análises laboratoriais são elevados, visto que os hospitais públicos desta região, incluindo o Hospital Central de Nampula, não possuem reagentes para detectar esse tipo de enfermidades.

Por exemplo, nas clínicas privadas da cidade de Nampula, uma consulta custa em média mil meticais e as análises laboratoriais rondam entre 2 mil meticais. O teste da Dengue custa em média 900 meticais. Este facto, leva aos pacientes a acusarem as clinicas de estarem por detrás do surgimento das doenças para alavancar as receitas e, consequentemente, os lucros do seu negócio

O chefe de saúde pública, junto da Direcção Provincial de Saúde de Nampula, Geraldinho Avalinho, confirmou que algumas clínicas privadas realizam testes de Dengue, mas que os dados estatísticos não são partilhados com as autoridades.

“Formalmente, não registamos a circulação deste vírus aqui no país. É raro, mas com a migração de pessoas pode ser que tenhamos casos importados” -disse Avalinho.

A fonte prometeu partilhar brevemente mais informações sobre a existência ou não da doença na província.