Os produtores de tabaco do distrito de Malema, em Nampula, correm risco de acumular enormes prejuízos financeiros, por conta da falta de mercado para venda de tabaco da campanha agrícola passada e esta em curso, actualmente na posse dos camponeses, segundo deu a conhecer o director do Serviço Distrital das Actividades Económicas, António Ibo.
São mais de 5 mil toneladas de tabaco sem mercado e a situação, para além dos produtores, preocupa igualmente o governo do distrito.
Segundo António Ibo, noutras campanhas de produção e comercialização do tabaco, a estas alturas já se tinha tudo preparado para a compra e escoamento do produto para outros mercados.
Ibo instou as empresas intervenientes no fomento do tabaco no distrito a envidarem esforços, com vista a encontrarem solução para o problema.
Na província de Nampula, a cultura de tabaco é praticada tradicionalmente nos distritos de Malema, Ribáuè e Lalaua.
A produção e comercialização desta cultura de rendimento têm grande impacto nas comunidades rurais naqueles distritos, particularmente no que diz respeito a geração de renda das famílias.
Naquelas zonas, alguns produtores de tabaco já possuem casas de construção convencional, energia eléctrica e meios de transportes como viaturas, motorizadas e bicicletas, graças a venda do tabaco.
