Mais de 300 empresas que tinham encerradas devido à COVID-19 retomam actividades

Mais de 300 empresas que tinham encerradas devido à COVID-19 retomam actividades

Um total de 379 pequenas e médias empresas do ramo de comércio e indústria alimentar, que tinham interrompido as actividades laborais, ao longo dos últimos 9 meses, devido ao impacto negativo da Covid-19, em Nampula, acabam de reabrir as portas.

Segundo o Secretário Executivo da Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM)- Central Sindical, em Nampula, Celestino Silvério, das empresas que haviam fechado as suas portas, apenas duas ainda continuam nesta condição.

O encerramento das empresas, por conta da Covid-19, segundo Silvério, fez com que os contratos de trabalho de perto de 5mil trabalhadores fossem rescindidos.

Falando por ocasião do lançamento da semana comemorativa do Dia do Trabalhador, que se assinala no próximo Sábado, 1 de Maio, Silvério apelou aos comités sindicais das empresas a se mantiverem vigilantes contra eventuais casos de despedimento injustificado dos trabalhadores, sob pretexto do impacto da Covid-19, entre outras causas pouco convincentes.

“Queremos chamar atenção para que nenhum empregador se aproveite desta pandemia para despedir ou mesmo violar os direitos dos trabalhadores” –apelou Silvério.

Este ano, a celebração do 1° de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, celebra-se sob lema “Sindicatos untos na luta pelo bem-estar, paz e progresso”.