Cólera tende a abrandar em Nampula

Cólera tende a abrandar em Nampula

A cidade de Nampula está a registar uma redução do número de casos de cólera, nos últimos dias, anunciou a Médica Chefe dos Serviços Provinciais de Saúde, Selma Xavier.

Segundo Xavier, nos últimos dias, os Centros de Tratamento de Diarreias, instalados na urbe, registam uma média diária de 4 a 5 doentes, contra mais de 20 doentes, que davam entrada anteriormente.

A nossa fonte, acredita que a redução dos casos se deve, sobretudo, aos esforços do sector que consistem na intensificação das medidas preventivas, junto às comunidades, que inclui, igualmente, a distribuição do purificador de água Certeza, particularmente para as famílias afectadas pelas diarreias e cólera.

“Contudo, continuamos, ainda, preocupados com o contínuo registo de pessoas que entram nos Centros de Tratamento de Diarreias padecendo de cólera, na nossa cidade. Por isso, estamos neste momento a fazer monitoria da situação nas comunidades ao nível da cidade e noutros distritos”, observou.

No distrito de Nampula, cuja área jurisdicional inclui a capital provincial, a cólera já matou três pessoas.

 As autoridades sanitárias apontam como a principal causa da eclosão das doenças diarreicas e cólera, na cidade de Nampula, a precariedade do saneamento do meio, principalmente nos bairros periféricos.