HCB regista resultado líquido de cerca de 9.8 Mil Milhões de Meticais em 2020

HCB regista resultado líquido de cerca de 9.8 Mil Milhões de Meticais em 2020

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) registou um resultado líquido de 9.824,09 milhões de Meticais, durante o ano económico de 2020. Este resultado corresponde a um crescimento de 62% em relação ao ano anterior.

Esses dados foram divulgados na última sexta-feira, 30 de Abril, durante a Assembleia Geral Ordinária da HCB, em Maputo, que apreciou o relatório de contas referente ao exercício económico do ano 2020.

Na ocasião, a Assembleia geral aprovou a proposta de aplicação de Resultado Líquido do Exercício de 2020, da seguinte forma:  40% para reservas livres; 30% para reservas de lucros a realizar e os 30% para pagamento de dividendos aos accionistas. O valor dos dividendos por acção é de 0,111MZN (zero virgula cento e onze meticais), uma cifra que é 73.6% superior aos dividendos por acção pagos em 2020;

Em comunicado de imprensa, a HCB anunciou que os accionistas serão informados em tempo oportuno sobre as datas de pagamento de dividendos. Para os accionistas da série B, os dividendos estão sujeitos a uma taxa liberatória de 10% em sede do imposto sobre o rendimento de pessoas singulares (IRPS), e impostos de rendimento de pessoas colectivas (IRPC).

Na devida altura, os accionistas poderão confirmar o recebimento dos dividendos nas instituições bancárias onde as acções se encontrem depositadas em conta de registo de titularidade.