Hospital Rural de Angoche opera doentes com Cataratas

Hospital Rural de Angoche opera doentes com Cataratas

O Hospital Rural de Angoche, maior unidade sanitária de referência ao nível da região sul da Província de Nampula, espera este ano operar cerca de 200 doentes que sofrem de cataratas.

São doentes idos do distrito de Angoche e Larde, segundo deu a conhecer o director de daquela unidade hospitalar, António Munissa.

De acordo com Munissa, as intervenções cirúrgicas fazem parte de uma campanha promovida pelo Ministério da Saúde e parceiros.

A campanha, que já decorre desde o início desta semana, foi antecedida por um trabalho de mobilização e sensibilização das comunidades sobre a sua vantagem, desencadeado pelo sector de saúde daqueles distritos.

Munissa disse ter valido realizar esse trabalho, porquanto muitas pessoas com problemas de visão daqueles distritos estão a aderir em massa as cirurgias e tudo indica que a meta poderá ser ultrapassada, o que deixa os responsáveis da saúde satisfeitos.

A fonte destacou que todas as condições estão criadas para a realização das operações sem sobressaltos, incluindo ao cumprimento de medidas de prevenção da pandemia do novo coronavírus.

 Na campanha passada foram contempladas 150 pessoas, grande parte delas de terceira idade. As cirurgias contam com os técnicos oftalmologistas do Hospital Central de Nampula (HCN) e doutras unidades sanitárias do país.

A catarata é uma patologia dos olhos que se caracteriza pela opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Na província de Nampula maior parte das unidades sanitárias de referência podem realizar cirurgias desta doença.