Munícipes não participam na governação autárquica

Munícipes não participam na governação autárquica

Maior parte dos munícipes da cidade de Nampula não participa do processo de governação autárquica, segundo revela um estudo recentemente realizado por uma plataforma da sociedade civil para engajamento comunitário, denominada Awona.

A Coordenadora Regional Norte daquela organização, Natacha Fidel, que deu esta informação na cidade Nampula, a margem do encontro para a divulgação dos resultados do estudo, destacou a necessidade de os citadinos possuírem algum domínio sobre aquilo que se planifica, em termos de orçamento, e aquilo que se gasta, em despesas, e estarem a par de todo o processo de implementação dos programas municipais.

 “Constatamos que o que se passa na cidade de Nampula, também, acontece em outros municípios” disse Fidel.

Para além da cidade de Nampula, o estudo abrangeu igualmente, os municípios de de Nacala-Porto, Angoche e vila de Malema, na província de Nampula, Montepuez, em Cabo Delgado, e Cuamba, em Niassa.

Apesar de haver fraca participação dos munícipes nos programas de governação autárquica, a fonte explicou que o objectivo da plataforma era de transmitir conhecimentos e dotar os munícipes de conhecimentos e ferramentas básicas, respecticvamente, sobre a importância de envolvimento em programas de governação da sua respectiva autarquia.