Enfermeiros reafirmam o compromisso de salvar vidas

Enfermeiros reafirmam o compromisso de salvar vidas

Os enfermeiros do distrito de Nacala-porto, em Nampula, que a par dos outros, ontem celebraram o seu dia, renovaram o compromisso de continuar a exercer a profissão com zelo e dedicação para salvar vidas, tanto melhor atendimento possível.

“O importante é garantir a assistência a população, independentemente das condições à nossa disposição, porque temos a consciência de que estamos a passar por um momento atípico, mas como juramos trabalhar para salvar a vida da população fazemos de tudo para o efeito”- disse Eunice Munguambe, da Associação dos enfermeiros.

Para além da baixa situação salarial, os enfermeiros de Nacala-Porto, carecem igualmente de treinamento para melhorar as suas habilidades, de material médico-cirúrgico, entre outras.

O Secretário Permanente do distrito de Nacala-Porto, Ali Antinane, congratulou os enfermeiros pela passagem do seu dia, tendo na ocasião destacado a necessidade de eles se envolverem na educação da comunidade, para saneamento do meio para prevenção de doenças de origem hídrica.

“Somos chamados a educar a comunidade na prevenção da pandemia de Covid-19 e outras enfermidades, pois reflectem na economia moçambicana e de Nacala, em particular”, disse.

Importa referir que, os Serviços de Saúde da Mulher, Saúde e Acção Social (SDMAS) em Nacala-porto contam com um total de 659 funcionários do Sistema Nacional de Saúde.