Lixeira tira sono aos moradores

Lixeira tira sono aos moradores

A lixeira aberta no bairro de Natikiri, arredores da cidade de Nampula, está a causar problemas ambientais e de saúde, pelo que os moradores reclamam pelo seu encerramento definitivo.

Alguns residentes, cujas residências encontram-se nas proximidades da lixeira, que falaram à nossa Reportagem, reclamam da falta de seriedade da edilidade que prometera encerrar a lixeira.

Para além do lixo domésticos, os moradores disseram que é igualmente depositado no local, um outro tipo de resíduos, de origem industrial.

“Infelizmente isto continua assim. Continuamos a conviver com o permanente mau cheiro, principalmente neste tempo chuvoso em que a água da chuva espalha resíduos sólidos por todo o lado, aumentando o risco de saúde. Não sabemos quando é que esta lixeira vai ser encerrada uma vez por todas. Por isso pedimos a intervenção urgente por parte de quem de direito na resolução deste problema”, lamentou Ossufo Ussene.

Alberto Maciel, outro morador de Natikiri, disse que o presidente do conselho municipal da cidade de Nampula, Paulo Vahanle, já esteve no local e viu de perto que a situação atingiu contornos preocupantes.

Para o director do Serviço Provincial do Ambiente de Nampula, Luís Sande, a deposição de resíduos sólidos, particularmente industrial, naquela área, constitui um atentado ao meio ambiente urbano e consequentemente para a saúde pública da população que vive em redor da lixeira e não só.

 O conselho municipal da cidade de Nampula já tem um terreno que se localiza a 16 quilómetros da urbe, concretamente na chamada zona de Lourenço, onde vai construir um aterro sanitário, com todas as condições necessárias e adequadas para o seu funcionamento.