Porto de Nacala-à-Velha recebe o primeiro navio movido a gás natural

Porto de Nacala-à-Velha recebe o primeiro navio movido a gás natural

O Terminal Portuário Multiusuário de Nacala-à-Velha, sob gestão da Nacala Logistics, recebeu no dia 14 de Maio, o primeiro navio graneleiro de grande porte, movido a Gás Natural Liquefeito (GNL). O gás natural usado pelo navio, tem menos 85% de óxido de azoto e menos 99% de enxofre, elementos químicos que contribuem para o desgaste da camada de ozono.

O navio MV HL ECO escala pela primeira vez um país africano. O graneleiro é mais ecológico, pois emite menos de 30% de gases com efeito de estufa, quando comparado com os actuais navios de grande porte. Esta embarcação apresenta-se como uma das mais viáveis soluções para reduzir a emissão de gases ambientalmente prejudiciais, na indústria marítima, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas, até 2030.

Segundo a empresa, a vinda deste navio enquadra-se nas melhores práticas mundiais da indústria, no combate às mudanças climáticas. Para a preservação do meio ambiente, a Nacala Logistics desenvolve acções relacionadas à gestão da qualidade da água, do ar e do solo, bem como iniciativas específicas para a protecção de espécies da fauna e da flora nas áreas intervencionadas.

Com 292 metros de comprimento, a embarcação foi oficialmente lançada ao mar no dia 11 de Dezembro de 2020, e fez a sua viagem inaugural com destino a um porto australiano. O MV HL ECO é propriedade da Hyundai Motor Company, uma empresa sul-coreana de ferro e aço.