O representante do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), em Moçambique, Baissamo Juwaya, exortou as mães para manterem o aleitamento materno exclusivo dos seus filhos, mesmo que estejam com Covid-19.
Juwaya, fez este pronunciamento durante a recente cerimónia de lançamento da semana mundial de aleitamento materno, que teve lugar no centro de saúde de Namiepe, no bairro de Namicopo, arredores da cidade de Nampula.
Por sua vez, a esposa do Secretário de Estado, em Nampula, Ana Gondola, que orientou a cerimónia, recordou que o leite do peito é um dos alimentos que possui muitas propriedades nutricionais para os bebés.
Segundo ela, o leite materno contém todas as proteínas necessárias para o crescimento saudável dos bebés, nomeadamente, açúcar, gorduras, vitaminas, minerais, água entre outros nutrientes.
“Estamos a falar de um alimento barato, acessível e saudável para as nossas crianças, para além de que tem a vantagem de reduzir riscos de apanharem doenças”, enfatizou Ana Gondola.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), cerca de 6 milhões de crianças são salvas de morte prematura anualmente, no mundo, devido ao aleitamento materno exclusivo.
