Sector do turismo encaixa 435 milhões de meticais

Sector do turismo encaixa 435 milhões de meticais

O governador de Nampula, Manuel Rodriguês, insta aos empresários nacionais e estrangeiros a investirem nas potencialidades turísticas existentes na província, com destaque para as praias e as montanhas.

Falando ontem, na cidade de Nacala-Porto, por ocasião do Dia Mundial do Turismo, que este ano se celebrou sob lema “Turismo para o crescimento inclusivo”, Rodriguês explicou que Nampula dispõe de invejáveis potencialidades turísticas, que se traduzem em águas cristalinas, uma extensão de 460 quilómetros de costa, ilhas e praias, paisagens, montanhas e as pinturas rupestres, que proporcionam a prática do turismo ecológico baseado na contemplação da natureza.

Não obstante, o governante reconheceu a necessidade de potenciar-se os locais elencados como principais destinos turísticos, sobretudo em infra-estruturas de apoio ao turismo.

Rodriguês acredita que, o aproveitamento integral do sector de turismo pode alavancar o desenvolvimento da província.

“O turismo é uma fonte de recursos inesgotáveis, que se renovam automaticamente. Por isso gostaríamos de convidar aos empresários a investirem na província de Nampula na área de turismo de mar e sol, mas, também, de contemplação “-disse Rodrigues.

Entretanto, o dirigente mostrou-se preocupado com relação alguns focos de   instabilidade política, decorrente da acção da autoproclamada Junta Militar da Renamo e dos terroristas, na região centro e alguns distritos de Cabo Delgado, respectivamente.

Para Rodrigues, são fenómenos que interferem no desenvolvimento normal do turismo e outros sectores, o que condiciona o processo de arrecadação de receitas.

“Apesar dessas adversidades, em Nampula, o sector do turismo registou uma produção de 435 milhões de Meticais, no primeiro semestre do ano em curso, contra 194 milhões de Meticais de igual período do ano passado”-explicou Rodriguês..

De acordo ainda com o governante, o volume de investimentos aumentou de 55 milhões de Meticais, no primeiro semestre de 2020, para mais de 92 milhões de Meticais em 2021, representando um crescimento de 67%.

A celebração do Dia Mundial do Turismo foi marcada pelo plantio de 150 mudas de casuarinas, numa área de 2.100 metros quadrados, para além da atribuição de 7 estabelecimentos hoteleiros e de restauração, do “Selo Limpo e Seguro”.