Os moradores do bairro de Muahivire, na zona de Namiteka, na cidade de Nampula, acabam de denunciar a existência de uma rede clandestina de fornecimento de energia eléctrica, instalada pelos moradores do quarteirão 6, ao nível daquela unidade residencial.
Segundo apuramos, as pessoas são sujeitas a este tipo de atitude, devido a suposta demora de despacho dos seus requerimentos, para acesso à energia eléctrica, por parte da empresa Electricidade de Moçambique (EDM), no âmbito do projecto “Energia para Todos”.
Apuramos que maior parte dos “clientes ilegais”, estão há cerca de dois anos que esperam pela expansão de energia eléctrica às suas casas.
Assane João, um dos moradores que falou a nossa reportagem, disse que a demora de ligação de energia à sua casa faz com que ele e sua família dependam da vizinha para ter água fresca, assistir programas de televisão, entre outros serviços.
“Não sei, exactamente, o que está acontecer, mas estou a passar mal com relação a esta situação”-disse João.
A fonte reconheceu que roubar energia eléctrica não só representa um crime, mas também é um problema social, por estar afectar a convivência salutar das famílias.
“Sabemos que é crime e risco, roubar energia eléctrica, mas não temos como, também temos o direito de viver num ambiente iluminado, como os outros” -destacou João.
Sobre o assunto, a nossa Reportagem tentou, sem sucessos, ouvir o director da empresa EDM.
