Um relatório em produção pelos técnicos dos Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia de Nampula vai ditar as medidas administrativas ou criminais a serem tomadas aos responsáveis da Escola Primária de Namiteca, arredores da cidade capital, relativamente ao caso de cobranças dos alunos para a construção de cinco salas de aula.
Para avaliar a trazer evidências sobre este caso de cobranças ilícitas, os Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia de Nampula destacou uma equipa de técnicos da Repartição Jurídica e demais repartições, que esta semana trabalhou no estabelecimento de ensino em causa.
O caso sobre cobranças aos alunos daquela escola, no valor de 120 meticais, foi constatado e levantado pela reportagem do “Wamphula fax”, na semana passada, depois de termos constatado uma indignação e preocupação no seio dos pais e encarregados de educação.
A directora dos Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia de Nampula, Cecília Tacarindua, é que avançou esta informação sobre a produção do relatório sobre este caso, cujo resultado final será partilhado nos próximos dias.
Cecília Tacarindua disse, na altura em que a nossa reportagem teria lhe confrontado, que as cobranças para comparticipação na construção de salas de aula não eram legítimas.
A fonte foi mais além ao clarificar que ao nível da Escola Primaria de Namiteca, o governo lançou um concurso público e desembolsou um montante para a construção de cinco salas de aula.
“As nossas decisões surgem em função ao trabalho que a equipa multissectorial dos nossos técnicos de diversos departamentos constatou no terreno” disse Tacarindua.
Para forçar os pais e encarregados de educação a efectuar a contribuição deste valor, os gestores daquele estabelecimento de ensino adoptaram o método de cobrança simultânea no acto de pedido de declaração de passagem do seu respectivo educando.
Para o presente ano lectivo escolar, a Escola Primária de Namiteca matriculou 6 mil alunos da 1ª a 7ª classe, e feitas as contas provou-se que este estabelecimento de ensino vai arrecadar qualquer coisa como 720 mil meticais.