As chuvas torrenciais que se fizeram sentir no último fim-de-semana, um pouco por toda a província de Nampula, mataram uma pessoa na Ilha de Moçambique e criaram ferimentos em outra na cidade de Angoche, para além de provocarem cortes de estradas em alguns distritos desta região do norte do país.
Para o caso da vítima da Ilha de Moçambique, ela morreu devido a descarga atmosférica, e tudo aconteceu enquanto ele pescava numa pequena lagoa, no bairro de Tocolo. Depois da sua morte foi arrastado pela água, por isso, até então, o corpo não foi achado.
O delegado do Instituto Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (INGD) de Nampula, Alberto Armando, indicou que há um trabalho de busca visando a identificação do corpo da vítima.
De acordo com as informações preliminares oficiais, as chuvas provocaram mais estragos nas estradas que permitem o acesso às várias comunidades. Por exemplo, a ponte sobre o rio Chupite, na estrada que liga os distritos de Memba e Nacala-à-velha, está num estado crítico, facto que condiciona a transitabilidade.
Na cidade de Nacala-Porto, não é possível se chegar às zonas de Lile, Mahelene, Janga 1 e 2. Igualmente, a circulação no troço Nacala-Matibane está interrompida.
Refira-se que, ainda decorre o levantamento do número das famílias afectadas pelo fenómeno.
